domingo, 12 de dezembro de 2010

Despedidas



Ao chegar essa época do ano, muitos de nós seres humanos, temos uma sensação muito bizarra, mas totalmente natural dentro de nós. É aquele vazio e a impressão que tudo vai mudar de rumo completamente. Não é à toa.
Pelo menos nessa cidade, aonde moro a 9 anos já senti essa sensação pelo menos 8 vezes, e ao final desse ano de 2010 vai ser a 9ª vez. Infelizmente sinto a sensação que estou novamente sozinho, e que ano que vem tudo vai ser diferente. Não sou pessimista, bem pelo contrário, penso que vai ser um ano muito melhor. E normalmente vem progredindo conforme vou adquirindo experiência de vida.
Uma das coisas que me encomoda de verdade são as amizades que se perdem na "fenda atemporal do espaço que nos cerca". Pois é, não entendeu? Essa foi minha deifinição para distância. Sim, a distância...
Por morar em uma cidade universitária, 90% das amizades que construo são basedas em estudantes. Esse estudantes se dividem de duas formas: Os de fora da cidade, e os da cidade. Os que são da cidade têm suas próprias famílias, e vão estudar pra fora da cidade, o que chamo de Êxodo Assisense. Mas esses são minoria em minhas amizades.
A grande maioria são os estudantes da faculdade estadual de humanas, que por sua vez são em grande maioria de fora de Assis.
Vamos re-capitular! Final de ano sensação de solidão + estudantes que vão embora nas férias = AAAAAAAHHHHHHHH!!!
São inúmeras turmas que eu vejo indo embora, chorando, se despedindo, prometendo manter contato. Posso afirmar com uma grande certeza que grande parte se perde no mundo e deixa sua época de repúblicas, festas e bebedeira para trás. Isso não quer dizer que esses estudantes esquecem dos seus tempos de crise financeira com um único móvel em casa. Eles se lembram e guardam mesmo que inconcientemente essa época como uma das mais felizes de sua vida.
Desses estudantes ainda mantenho contato com muitos que firmei uma amizade. Mas mesmo assim passo pela despedida de fim de ano, assim como eles. Algumas dessas amizades deixaram muita saudades, e tenho certeza que alguma ainda deixarão.
Por isso eu gostaria de deixar registrado aqui, que amizade não se perde. Apenas possui uma "fenda atemporal do espaço que nos cerca".

Nenhum comentário:

Postar um comentário